No intestino, especialmente no cólon, existem triliões de microrganismos (a chamada microbiota intestinal).
A microbiota vive em parceria com o hospedeiro e contribui positivamente para a sua saúde.
Quando este desequilíbrio ocorre há uma redução de espécies benéficas e pode ocorrer a proliferação de espécies prejudiciais como o clostridium difficile.
A disbiose pode ocorrer devido a uma dieta inadequada, exposição a microrganismos patogénicos (por exemplo bactérias, vírus ou parasitas), stress, fatores ambientais, idade ou medicamentos como os antibióticos.
A curto prazo o sinal mais evidente da disbiose é a diarreia. No entanto, a disbiose pode persistir vários meses e estar na origem de várias doenças, tais como: diabetes, obesidade, síndrome do intestino irritável, alergias.
Restaurar o equilíbrio da microbiota é importante para reduzir os efeitos do desequilíbrio intestinal, mas também para reduzir os sintomas a longo prazo, como a inflamação persistente. A toma de um probiótico como o Saccharomyces boulardii CNCM I-745, uma levedura probiótica, pode restaurar o equilíbrio da microbiota, bem como reduzir os sintomas da diarreia.
Graças às suas propriedades únicas, a levedura mostrou ter um efeito positivo em diversas situações que provocam um desequilíbrio intestinal:
Estudos clínicos demonstraram que S. boulardii CNCM I-745 aumenta os níveis de bactérias benéficas. O S. boulardii CNCM I-745 também demonstrou reduzir a frequência e a duração da diarreia durante o tratamento com antibióticos, e o risco de infecção causada pela C. difficile após um tratamento com antibióticos. S. boulardii CNCM I-745 cria um ambiente favorável às bactérias intestinais benéficas, para restabelecer o equilíbrio após a disbiose.