UL-250

Dicas: O que fazer quando tem diarreia

Há alguns cuidados básicos que deve ter quando tem diarreia, entre eles, estar atento às fezes e temperatura, para detectar sinais de pioria.

Os principais são:

  • Evitar a desidratação e repor sais minerais.
  • Adequar a alimentação de forma a repor nutrientes e água no organismo.
  • Evitar bebidas alcoólicas, café, sumos de fruta e leite/lacticínios (excepto iogurte natural).
  • Tomar um probiótico, como UL-250® cápsulas, com a estirpe Saccharomyces boulardii CNCM I-745®, indicada para o tratamento da diarreia aguda em crianças (6+) e adultos.
  • Ir ao médico: se detectar sangue nas fezes, tiver febre, estiver desidratado (sede e boca seca), perder peso, tiver diarreia ou vómitos intensos, não conseguindo ingerir a quantidade necessária de líquidos, ou se persistir mais de 7 dias no caso da diarreia do viajante, ou mais de 14 no caso da diarreia aguda.

 

4 alternativas para quem não gosta de água

Para quem não gosta e não tem por hábito beber água, é sempre mais difícil manter-se hidratado. Pode parecer um contra-senso mas, nesta fase, são de evitar os sumos de frutas, pois podem piorar os sintomas. Outras bebidas que deve evitar são o leite, os refrigerantes, café e bebidas alcoólicas.

 

 

Seguem algumas sugestões para “enganar” o palato, ajudar a tratar a diarreia e a repor líquidos:

  1. Aromatize a água: junte uma rodela de limão e duas folhas de hortelã. No Verão, há também quem junte framboesas ligeiramente prensadas com os dedos.
  2. Faça infusões: as melhores nesta fase são as de lúcia-lima ou camomila, visto que ajudam também a acalmar. O chá preto também pode ser bastante eficaz, uma vez que ajuda a reidratar e tem potencial para melhorar os sintomas da diarreia, mas deve sempre ser tomado em pequenas doses e, preferencialmente, de manhã. Não gosta de chá quente? Deixe arrefecer e junte uma rodela de limão.
  3. Beba bebidas desportivas: estas bebidas são uma boa opção, pois ajudam a repor os electrólitos.
  4. Tome caldos: com pouca gordura e até a água de cozer o arroz.
´