Tem pensado em viajar? É preciso ter em conta que as mudanças de ambiente e dieta podem afectar o organismo e provocar alguns transtornos, como a diarreia.
A diarreia em viagem surge, normalmente, durante a primeira ou segunda semana de estadia, e pode durar de 1 a 4 dias, mas também se pode prolongar até 10, afectando de forma significativa a qualidade de vida durante as férias.
O principal sintoma deste transtorno é a defecação de fezes mais aquosas, mais de 3 vezes ao dia. Também pode sentir dor de cabeça, cansaço, náuseas, febre, moléstia abdominal ou perda de apetite 1.
Um dos melhores métodos para combatê-la é tomando um probiótico , visto que ajuda a melhorar a saúde intestinal e a repovoar a flora intestinal destruída 2,3.
Deixamos-lhe alguns conselhos para prevenir a diarreia e aproveitar as suas viagens descansado.
1. Beber apenas água e bebidas engarrafadas
2. Não beber nada com gelo
3. Não comer alimentos crus
4. Não beber sumos
5. Evitar comidas com molhos
6. Lavar os dentes com água engarrafada
7. Lavar as mãos sempre que for à casa de banho e antes de comer
8. Evitar tomar banho em piscinas e outros locais que aparentem estar sujos
9. Colocar um probiótico na mala antes de sair de casa, como prevenção
Se apesar de seguir estas recomendações não conseguir evitar a diarreia, um dos melhores métodos para combatê-la é tomando um probiótico, visto que ajuda a melhorar a saúde intestinal e a repovoar a flora intestinal destruída. Para além disso, é aconselhável que siga uma dieta mais restrita e suave, para ajudar a restabelecer a flora intestinal, melhorando a saúde gastrointestinal.
Deve evitar vegetais e legumes com muita fibra, gorduras presentes sobretudo nos produtos de origem animal, e bebidas com álcool, café ou cacau, bem como sumos de frutas.
Agora que já sabe como evitar a diarreia em viagem, esperamos que desfrute das suas merecidas férias.
O que comer quando está com diarreia
Veja aqui