A diarreia aguda é um dos transtornos intestinais mais frequentes.
Caracteriza-se por fezes mais moles e líquidas do que o habitual, usualmente acompanhadas por um aumento do número e da frequência das idas à casa de banho (mais de 3 em 24 horas). Costuma durar menos de 7 dias, podendo chegar até aos 14, e pode vir acompanhada por outros sintomas, como náuseas, vómitos, febre ou dor abdominal.1
causa mais frequente de diarreia aguda (Adenovírus, Astrovírus, Calicivírus, Rotavírus, etc…).
muito menos frequentes que os vírus (Escherichia coli, Salmonella, Shigella, Campylobacter, etc…).
as menos frequentes de todas (Protozoários e Helmintos).
Existem outras causas possíveis para a diarreia aguda, não infeciosas, como: doenças intestinais inflamatórias (como doença de Crohn ou Colitis Ulcerosa), infeções extra-intestinais, alergias alimentares, quadros cirúrgicos, ansiedade e stress, entre outros.
Para além do aumento das evacuações e de fezes mais moles ou líquidas, a diarreia aguda pode levar a outros sintomas, como cãibras ou dores abdominais, e a necessidade urgente de ir à casa de banho, devido à perda do controle intestinal. Caso seja detectado sangue nas fezes ou febre, é recomendável que consulte seu médico.
Porém, a consequência mais grave da diarreia é o risco de desidratação devido à perda de água e electrólitos através das fezes, deixando o organismo sem a quantidade suficiente de líquido para o seu normal funcionamento.
Em cada defecação perdemos líquidos, mas também sais minerais (como sódio e potássio) que afectam a quantidade de água que permanece no corpo. As crianças são quem está mais vulnerável à desidratação, pelo que deve ter uma atenção especial nestes casos.
A melhor forma de evitar a desidratação é através da Terapia de Reidratação Oral, que consiste na administração oral de soluções apropriadas, compostas por Sais de Reidratação Oral, que ajudam a repor os sais minerais perdidos durante o processo.
Se os vómitos ou a diarreia forem de tal forma intensos que não consegue manter uma adequada ingestão de líquidos, é importante ir ao médico.